VivaPark Porto Belo
VivaPark Porto Belo

press to zoom
VivaPark Porto Belo
VivaPark Porto Belo

press to zoom
1/1

VivaPark Porto Belo

2018

Porto Belo, Santa Catarina

O Masterplan Viva Park 1 foi contratado no ano de 2018 pela Incorporadora Vokkan Porto Belo Urbanismo para a elaboração de Plano Urbanístico Básico e Projeto Executivo Urbanístico para novo bairro planejado em Porto Belo, Santa Catarina. É constituído por unidades habitacionais comerciais e de uso misto distribuídas em diferentes tipologias, considerando equipamento sociais e esportivos, infraestrutura urbanas e áreas verdes como parques e praças.
A área de trabalho foi equivalente a 450.000 m² e capacidade para receber 25 mil moradores, mesmo número de habitantes presentes no Município atualmente. Dentro do escopo do Masterplan foram entregues: (i) projeto urbanístico; (ii) Projeto de sistema viário e acessibilidade; (iii) Projeto de mobiliário urbano conceitual; (iv) Projeto de arquitetura paisagística conceitual; (v) projeto de macrodrenagem e microdrenagem. Para todas as etapas foram produzidos inúmeros desenhos técnicos, mapas, maquetes digitais, vídeos e ilustrações.
Cinco premissas pautaram o Masterplan: (a) integração e inserção urbana - estruturando conectividades, acessos e mobilidade, priorizando o transporte coletivo integrado e a mobilidade ativa; (b) sustentabilidade e densidade – utilização do meio ambiente como base de referência e aproximando todas as atividades da vida do citadino; (c) diversidade de usos, atividades, rendas e tipologias arquitetônicas; (d) identidade pautada na memória, geografia, cultura local e na construção de novos cenários e pontos de referência; (e) marcos urbanísticos e acupunturas urbanas - prioridade ao espaço público e aos cenários de encontro.
O Masterplan Vivapark foi implantado em 2021, tendo 100% dos seus lotes vendidos. No início de 2022, tornou-se o primeiro bairro planejado do mundo a conquistar selo de sustentabilidade, a certificação LEED Platinum, o maior nível do selo na categoria LEED for Communities: Plan and Design, referência no reconhecimento de soluções de sustentabilidade no setor da construção civil, voltado a bairros e cidades planejadas.