top of page

Recuperação dos Eixos Viários de Luanda

2007

Luanda, Angola

A reconstrução de um país, a reconstrução de suas cidades, de suas economias, de seus modos de vida social e privada poderiam resumir alguns dos desafios que o governo precisara enfrentar ao final de trinta anos de uma guerra civil. O programa para a requalificação das vias de Luanda, foi uma pequena parte das respostas diante de tantas necessidades.

O projeto contemplou a elaboração de macro diretrizes em temas relacionados ao planejamento do território e a apresentação de alguns projetos estratégicos (requalificação de edificações e equipamentos). O escopo geral do trabalho conteve projetos para a recuperação de diferentes ruas e espaços públicos (análise da situação, caracterização e função urbana) da cidade com a previsão do restabelecimento das redes de infraestruturas: viária, saneamento ambiental, de abastecimento de água, irrigação, drenagem; uma visão de crescimento a partir do transporte coletivo, e a revitalização da paisagem urbana (histórica e contemporânea) com projetos para os passeios, indicação do mobiliário urbano, iluminação pública, vegetação e sinalização.

O principal destaque ao conjunto dos trabalhos apresentados, é possível elencar dois grandes resultados, o primeiro, caracterizado pela restauração do sistema viário, resultou em obras que contribuíram positivamente a reabertura de negócios, ao encontro das pessoas, ao lazer, ao sentido de pertencimento e evidentemente à mobilidade e segurança dos pedestres. O segundo foi constituído pelo conjunto de praças e largos requalificados, que por sua vez, trouxe novas atividades para dentro da tessitura urbana, alguns projetos foram desenhados para o atendimento de vizinhança, das crianças e idosos, outras áreas, foram dotadas de equipamentos para a prática do esporte, com quadras e aparelhos de ginástica, projetos imediatamente afetos à juventude local.

bottom of page